Crescimento: quando devo me preocupar?

O crescimento é um dos melhores indicadores de saúde da criança. Por isso, se a criança está crescendo dentro do esperado, é um dos sinais de que ela está bem.

O acompanhamento do crescimento deve ser feito de forma regular pelo pediatra. Se houver algum sinal de alarme, a causa deve ser investigada.

Doenças crônicas e deficiências hormonais geralmente se manifestam com baixa estatura e desaceleração da velocidade de crescimento. Pois, elas podem afetar a produção ou a ação dos hormônios responsáveis pelo crescimento.

Além disso, se a criança tem uma estatura abaixo do canal genético e já iniciaram os sinais de puberdade (broto mamário, pelos, aumento do testículo e pênis), essa investigação é ainda mais urgente. Porém, neste caso temos menor tempo para intervenções.

Mesmo antes da criança ficar abaixo da estatura esperada, se houver uma desaceleração ou parada no crescimento (meses sem crescer ou crescendo muito pouco), esse já é um sinal de alarme.

No entanto, a alta estatura também deve ser avaliada com cuidado. Se a criança teve uma aceleração súbita do crescimento associada a sinais de puberdade (principalmente antes de 8 anos em meninas e de 9 anos em meninos), pode ser uma puberdade precoce ou rapidamente progressiva.

Também deve ser investigada a alta estatura que está fora do padrão familiar, que pode indicar disfunções hormonais. Ainda, algumas síndromes genéticas também são causa de alta estatura e podem afetar vários membros da família, o que também exige investigação.

Portanto, mantenha o acompanhamento regular com seu pediatra e, em caso de alterações do crescimento, procure esse especialista para avaliação especializada!

Espero que essas sugestões tenham sido úteis para você. Se você precisar de mais ajuda, pode me perguntar qualquer coisa. 😊

Contato

Copyright © 2023 – Dra Simone Sakura Ito – Pediatra e Endocrinologista. Todos os direitos reservados.